Cada pessoa tem uma necessidade quando se trata de mudança. Há quem tenha uma grande quantidade de móveis e objetos para serem levado. Por outro lado, existem os que moram em uma kitnet e precisam da carga fracionada.
Não importa o que precisa ser levado para o novo lar ou escritório, existem formas diferentes de fazer isso.
A escolha deve ser racional considerando os custos envolvidos e também a logística. Esse último ponto pode ser definido junto a transportadora. Afinal, ela possui experiência e pode indicar o melhor transporte.
Entenda a diferença entre a carga completa e a carga facionada e escolha qual a melhor para seu caso.
O que é a carga completa
Quando se trata de carga existem duas opções: a carga fracionada e a completa. A mudança com a carga completa significa que terá um caminhão ou container exclusivo para ela.
Costuma ser usada quando a quantidade de itens é grande e ocupará todo o espaço do modal de transporte. Se esse não for o caso, os proprietários podem exigir exclusividade.
Empresas costuma optar por essa modalidade, pois, o escritório ou operação possui muitos itens. Inclusive, muitas vezes é necessário mais de um caminhão para fazer todo transporte.
Quando contratada, a transportadora chega ao local combinado e carrega o caminhão. Feito isso fará o trajeto direto para novo destino, sem haver pausas, com isso a pontualidade costuma ser maior.
Veja mais: Entenda como funciona a mudança comercial com a Metropolitan
Vantagens
- Ter um caminhão exclusivo para seus pertences
- Entrega rápida por não haver paradas
- Leva uma grande quantidade de objetos
- Maior flexibilidade no agendamento do serviço
- Pode ser usada em mudança nacional e internacional
Desvantagens
- Custo elevado por não ser dividido como a carga fracionada
O que é a carga fracionada?
A carga fracionada, como o nome indica é dividida ou repartida. Entretanto, não é relacionado com os pertences durante o transporte. Essa divisão é por conta do modal, ou seja, um caminhão pode levar objeto de mais de uma pessoa ou empresa.
Ela é bastante utilizada para entrega de objetos. Você já deve ter percebido que os Correios fazem entregas de diferentes pessoas com um único carro. Quando falamos de mudança a lógica é a mesma.
Quando diferentes pessoas precisam transportar quantidades pequenas, cabe perfeitamente. Lembra do exemplo da kitnet? Vamos supor que três moradores de kitnetes estão se mudando e querem levar os objetos para locais próximos. Eles podem optar pela carga fracionada e dividir o caminhão.
Nesse caso a transportadora organiza a rota. Passa no primeiro cliente e pega os objetos, faz isso nos outros dois. Depois de o caminhão estar cheio é que começa a fazer a entrega das mudanças nos locais indicados.
Nesse caso, como há várias paradas pode haver atrasos, então é preciso estar preparado para eles.
Vantagens
- Redução de custos
- Possibilidade de solicitar o transporte para diferentes localidades
- A transportadora cuida do fracionamento
- Ajuda a cuidar do meio ambiente por otimizar o transporte
- A carga fracionada pode ser usada em mudança nacional e internacional
Desvantagens
- Maior prazo de entrega no destino
- Pode haver limite de quantidade
- Menor oferta de transportadoras com o serviço
Veja também: Como fazer uma mudança internacional?
Tanto a carga fracionada como a completa tem suas vantagens e desvantagens. O que define a escolha costuma ser a quantidade de itens a serem transportados. Além disso, o orçamento também pode ajudar a decidir quando ambas as possibilidades estão disponíveis.
Quer saber qual melhor tipo de carga para seu caso? Entre em contato com a Metropolitan.