Você está se preparando para uma mudança? Já pensou em como vai lidar com a desmontagem dos seus móveis? Sabe exatamente como desmontar guarda-roupa sem complicações?
Entre organizar caixas e embalagens, um dos aspectos mais essenciais da mudança, e muitas vezes desafiador, é a desmontagem de móveis. Esta tarefa, embora pareça simples, exige cuidado para evitar danos.
Pensando nisso, este artigo irá guiá-lo passo a passo para desmontar seu guarda-roupa de forma segura e eficiente, desde os preparativos iniciais até os cuidados pós-desmontagem. Continue a leitura e siga nossas dicas!
Os passos iniciais sobre como desmontar guarda-roupa
Antes de aprender de fato como desmontar guarda-roupa, alguns preparativos são essenciais para garantir que todo o processo ocorra sem contratempos.
Comece esvaziando o guarda-roupa
O primeiro passo para desmontar o guarda-roupa é esvaziá-lo completamente. Portanto, retire todas as roupas, sapatos, acessórios e demais objetos guardados no móvel. Em seguida, organize esses itens em caixas devidamente identificadas, separando-os por categorias a fim de facilitar, além de, claro, agilizar a reorganização no novo local.
Não se esqueça da limpeza do móvel
Com o guarda-roupa vazio, aproveite para fazer uma boa limpeza. Afinal, iniciar essa nova jornada exige que tudo esteja em ordem. Por isso, remova a poeira e a sujeira acumulada, especialmente nas partes internas que não são limpas com frequência.
Além de auxiliar na organização, a limpeza, combinada com o esvaziamento do móvel, permite que você avalie melhor o estado de conservação do guarda-roupa. Isso permite determinar se ele será útil em sua nova residência, se merece ser realocado para outro destino ou mesmo se precisa ser descartado.
Documente o processo, se necessário
Tire fotos da montagem original para usar como referência na hora de remontar o guarda-roupa. Além disso, verifique se as medidas do móvel são adequadas para o novo espaço. Isso evitará surpresas desagradáveis e garantirá que o processo de realocação seja mais suave
Partindo para a prática
Realizados os primeiros passos, é hora de compreender completamente como desmontar guarda-roupa. Seguir uma ordem lógica e bem estruturada é um imprescindível.
Primeiramente, certifique-se de possuir todas as ferramentas necessárias antes de começar. Você precisará de:
- Chave de fenda ou chave philips;
- Martelo;
- Parafusadeira;
- Bits e ponteiras;
- Luvas de proteção.
Inicie a desmontagem pelas partes que saem com mais facilidade, como portas, gavetas e cabideiros. Para remover a porta, retire os parafusos das dobradiças, começando sempre de baixo para cima para evitar que a ela caia e cause acidentes. Feito isso, retire as gavetas, deslizando-as para fora e, se aplicável, desencaixando os trilhos.
Os cabideiros são geralmente fixados com parafusos ou suportes. Remova-os com cuidado para evitar danificar a estrutura do guarda-roupa.
Agora, vá diretamente para a estrutura principal do guarda-roupa. Como de costume, ela é composta por laterais, fundo, base e topo. Comece desparafusando o fundo. Logo após, remova o topo e as laterais.
Leia também: Dicas para organizar a casa nova após a mudança
Perigos de desmontar guarda-roupa sem auxílio profissional
Desmontar um guarda-roupa sem a ajuda de um profissional pode trazer vários riscos e complicações.
Sem o conhecimento adequado, é fácil danificar as partes do móvel, quebrar dobradiças, rachar painéis ou arranhar superfícies. Móveis de madeira, em especial, são sensíveis a impactos e pressão indevida.
Além do mais, desmontar móveis pesados e grandes, como guarda-roupas, pode resultar em lesões se não for feito corretamente. Isso sem mencionar o estresse, uma vez que essa tarefa leva muito tempo para quem não tem experiência.
Nesse sentido, contratar uma empresa de mudanças que ofereça serviços completos, incluindo a desmontagem e montagem de móveis, é definitivamente uma decisão sábia e a melhor alternativa. Profissionais possuem a experiência necessária para realizar o trabalho de maneira eficiente.
Então, aprendeu como desmontar guarda-roupa? Mesmo assim, não se arrisque; entre em contato com a Metropolitan e poupe-se de dores de cabeça.