Se preparar para uma mudança internacional requer desapegar de alguns móveis e objetos que não terão tanta relevância no novo destino. Fazer isso pode ser um verdadeiro exercício para abandonar algumas memórias, mas é preciso pensar no futuro.
Neste novo momento da vida você poderá manter algumas de suas coisas, só que para isso elas precisam chegar ao destino e intactas. Para atingir esse objetivo é importante saber como fazer uma mudança internacional e quais são todos os trâmites.
O que levar na mudança internacional?
É permitido levar quase tudo o que tem em sua residência na sua mudança, porém existem pontos de atenção.
Nada de ter itens em excesso, se houver uma grande quantidade de um único bem isso pode configurar venda. Os bens automotores também estão restritos, então o carro e a moto ficam.
Os animais de estimação podem ir com os donos, mas é preciso ficar atento às regras de cada país. Além da carteira de vacinação em dia, podem ser solicitados outros documentos. Os alimentos também possuem regras específicas, por isso é melhor abandoná-los.
Como arrumar a carga para a mudança internacional?
Tudo deve ser colocado dentro de caixas, preferencialmente padronizadas. Na mudança internacional é preciso haver uma relação de bens indicando onde cada um está guardado.
A melhor maneira de arrumar esses pertences é separando as caixas de acordo com os cômodos da casa ou o estilo dos objetos. Por exemplo, a caixa 1 pode ser de roupas, a caixa 2 de utensílios de cozinha etc.
De forma genérica aponte no inventário o que tem dentro de cada uma e no fim não esqueça de especificar o valor total dos itens da mudança internacional.
Qual empresa contratar?
Existem muitas empresas que prestam serviços de mudança internacional, o que não significa que todas realmente te ajudarão.
Opte por uma que tenha tradição e conhecimento no que faz. Ela precisa atuar de forma transparente, explicando todos os trâmites, taxas cobradas e se haverá encargos extras.
Pode ser necessário pagar alguma taxa de embarque ou desembarque dos pertences e você precisa estar ciente disso.
Outro ponto importante é que no caso do transporte marítimo existe um período máximo para que o container seja desocupado. Veja se você consegue cumprir com esse prazo ou se a transportadora possui uma solução.
Se não quiser ter dores de cabeça ou ter preocupações mínimas, opte por uma transportadora de mudança internacional que cuide de tudo. Ela pode retirar os pertences no antigo endereço e fazer a entrega no novo, cuidando de todos os trâmites e etapas.
Veja também: O que levar em consideração na hora de contratar uma empresa de mudança?
Como retirar a carga?
A carga, ao chegar no destino, precisará ser retirada pelo proprietário ou empresa que está fazendo a mudança internacional.
Para isso será necessário apresentar uma série de documentos como os que foram utilizados no despacho, comprovante de pagamento de taxas, lista dos bens e outros. Depois de apresentar o que é necessário você poderá acessar os bens.
A próxima etapa é contratar uma empresa para levar os seus pertences até o destino, mas se sua transportadora já estiver cuidando disso, ficará bem mais fácil.
Uma mudança internacional exige uma série de cuidados, pois qualquer passo errado é capaz de resultar na perda ou retenção dos seus bens.
Para quem não tem experiência, a melhor alternativa é contar com uma transportadora que cuida de todos os trâmites e presta o suporte necessário.