O Brasil recebe muitos estrangeiros que se encantam pelo país e decidem morar aqui. Há também os que vêm a trabalho e ficam por um longo período ou definitivo.

Para poderem se instalar, precisam fazer uma mudança internacional e trazer todos os pertences. Não é tão simples transportar os bens de um país a outro, afinal, existem regras e fiscalização alfandegária. 

Contar com uma transportadora como a Metropolitan facilita o processo. A empresa cuida de toda a parte burocrática e garante que os bens cheguem em perfeitas condições. 

Mesmo com a Metropolitam cuidando de tudo, dúvidas podem surgir. Então aproveite para sanar algumas delas.

 

1. Quem pode fazer a mudança internacional para o Brasil?

Os brasileiros que tenham morado fora por no mínimo 1 ano e estejam retornando para o país de forma definitiva. 

Estrangeiros com visto permanente vindo para o país pela primeira vez. Os que estão retornando, devem ter morado fora pelo menos 1 ano para ter isenção de tributos. 

Estrangeiros com visto temporário podem trazer a mudança marítima desde que tenham o visto e o CPF estampados no passaporte. 

 

2. Como meus bens serão levados para o Brasil?

O transporte será feito via marítima em contêiner de aço. Esses podem ser de 20 ou 40 pés variando com a quantidade de coisas que serão transportadas. Eles serão selados com pinos de lacre inviolável e numerados para identificação e segurança. 

Veja mais: Mudanças internacionais em container: entenda como é

 

 

3. O que posso levar na minha mudança internacional?

Poderão ser transportados bens de uso pessoal. Eles são entendidos como aqueles que serão usados pela pessoa e compatíveis com o tempo de viagem.

Nessa lista estão: roupas e vestuário em geral, produtos de maquiagem, higiene, beleza, livros, instrumentos musicais, móveis eletrodomésticos e ferramentas de trabalho. 

Veículos, baterias, plantas animais e outros itens não são permitidos como bagagem desacompanhada. Nesse caso, não poderão ser transportados no container. Além disso, quantidades que configurem comércio serão proibidas. 

 

4. Bens novos podem ser levados na mudança?

Sim, desde que sejam considerados para uso pessoal. Nesse caso, por serem novos, poderá ser cobrado imposto pela Receita Federal. 

 

5. Alimentos e bebidas podem ser transportados na mudança?

Bebidas e alimentos até podem ser transportados, mas atendem a regras específicas. Eles possuem restrições, limites e estão sujeitos à tributação. Outro ponto é que podem ser fiscalizados pelo Ministério da Agricultura e ANVISA. Constatadas irregularidades poderão ser confiscados. 

 

6. Que documentos precisarei?

Os documentos podem variar conforme o visto e tipo de transporte. Os mais comuns são: 

  • RG e CPF regularizado;
  • RNE;
  • Passagem do retorno definitivo para o Brasil;
  • Declaração de residência no exterior;
  • Passaporte;
  • Cópia de todas as páginas do passaporte; 
  • Comprovante de residência dos últimos 13 meses;
  • Procuração;
  • Lista de bens em português com valores em reais;
  • Documentos de Transporte “Bill of Landing” 

7. É seguro fazer a mudança internacional? 

A Metropolitan se preocupa com os pertences, por isso, cuida das embalagens até a chegada nos containers. Isso garante que os bens não sejam danificados.

Além disso, não é comum o roubo de mudanças. Entretanto, por prevenção se pode contratar um seguro contra acidentes. Um seguro completo contra roubo, acidentes e pequenos danos também está disponível. 

Veja também: Empresa De Mudanças Internacionais: Conheça A Metropolitan

 

8. Quando que a mudança deve ser feita?

A mudança internacional possui prazo para ser feita. Ela deve acontecer em até 180 dias a contar da chegada da pessoa ao Brasil. Os pertences possuem o prazo de 90 dias para serem retirados após a chegada. 

Outra possibilidade é enviar a bagagem antes, o prazo é de três meses da entrada do viajante.  

 

9. Posso fazer a mudança internacional sem uma transportadora?

Até pode, porém, os trâmites são muitos e acaba não compensando. A melhor opção é contar com a Metropolitan para cuidar de tudo, desde a embalagem até a entrega dos pertences na nova casa.