Você trabalha no RH de uma multinacional que costuma ter executivos expatriados? A mudança de paÃs não é fácil, pois exige muito mais do que a questão financeira. Se o colaborador não for preparado corretamente e passar por avaliações psicológicas, problemas podem aparecer por falta de preparo.
Com a globalização e o crescimento constante do mundo corporativo, é comum que nos dias de hoje as empresas passem a procurar por profissionais com competências e vivências internacionais, e quando não os encontram resolvem capacitá-los, e é neste momento que entra em cena o RH.
Para auxiliar você, profissional de recursos humanos, nesse processo de seleção e mudança de funcionários para outro paÃs, preparamos um conteúdo repleto de dicas para que nada dê errado e o executivo não se sinta perdido nesse novo mar de experiências.
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A seleção
A escolha dos executivos expatriados é a primeira fase para facilitar a adaptação do colaborador. Avalie o perfil profissional, condições familiares e psicológicas. Se os selecionados se enquadrarem nos padrões que a empresa acredita que sejam adequados, está na hora de realizar o teste.
Agende uma viagem de até uma semana para o paÃs que foi selecionado para o funcionário passar por essa experiência, assim, ele poderá conhecer o lugar detalhadamente, como a cultura, temperatura, idioma e muitas outras coisas. Funcionários que já possuem experiência com viagens internacionais são recomendados para esse tipo de projeto e investimento.
Hora de capacitar os executivos expatriados
Se está tudo certo para a expatriação é o momento de capacitar o profissional. É necessário que ele domine a lÃngua nativa do local que vai trabalhar nos próximos meses, para que não tenha problemas com a comunicação.
Um outro ponto muito importante é ensinar a cultura e costumes deste paÃs, pois, hábitos que parecem comuns para nós brasileiros, podem ser considerados estranhos ou até mesmo falta de respeito para as pessoas que lá vivem.
Também é essencial que os executivos expatriados adquiram conhecimentos sobre a polÃtica interna da empresa onde irão obter novos conhecimentos e experiências.
Se a pessoa selecionada para expatriação tiver famÃlia (esposa e filhos) é necessário capacitá-los também. Se não forem preparados corretamente, o choque cultural pode ser um dos principais motivos da desistência do colaborador, que por sua vez, gera mais custos ao seu financeiro.
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Cuide de todos os detalhes quanto antes
A expatriação exige atenção a muitos detalhes, como: visto de trabalho, moradia, saúde, escola (caso o colaborador tenha filhos), contrato, compra de passagens e muitas outras coisas.
Toda a documentação deve começar a ser providenciada logo após a seleção dos executivos expatriados para que estejam prontas antes do embarque.
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Assistência no paÃs de destino
Chegar em um lugar bem diferente do seu paÃs de origem, pode causar um pouco de medo, mesmo que o profissional esteja altamente capacitado, aliás dúvidas podem surgir a todo momento. É interessante e necessário que o executivo tenha uma assistência no paÃs de destino, para qualquer caso de imprevisto e emergência.