A intensificação do processo de globalização, aquisições, fusões e alianças estratégicas de empresas vem provocando o aumento do número de profissionais vivendo e trabalhando em outros paÃses, denominados expatriados.
O expatriado vive temporariamente em um paÃs estrangeiro. Expatriar é a ação de transferir um executivo ou colaborador, sua famÃlia e filhos para outra subsidiária da empresa, localizada em um paÃs e cultura distinta.
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O expatriado
O termo expatriação não é novo, está presente na sociedade há milhares de anos. A mobilidade já era praticada por nossos antecessores. Os romanos tinham encarregados para viajar pelos quatro cantos do império e verificar se as provÃncias trabalhavam de acordo com a lei e se honravam com o pagamento de impostos.
Hoje, os expatriados são todos aqueles funcionários enviados para subsidiárias de uma empresa para trabalhar e viver em outro paÃs entre seis meses e cinco anos.
Portanto, a expatriação é o processo de transferência de um profissional de um paÃs para outro, para exercer determinada função, por um perÃodo previamente acordado com a organização a ser representada no exterior.
O profissional que se mostra disponÃvel para mudanças, inclusive de paÃs, possui o perfil desejado no mercado empresarial.
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Motivação estratégica
Há algumas motivações estratégicas que levam os expatriados a serem enviados para outros paÃses, confira as principais:
- Buscar entender as necessidades do mercado para atender às demandas dos clientes e do setor, além de promover mudanças culturais e legais no ambiente onde irão operar.
- Conhecer e realizar um levantamento de oportunidade de diferentes fatores de produção nacional, buscando economias de escala, compartilhamento de custos e investimentos por diferentes mercados e negócios.
- Desenvolver na organização o intercâmbio das diferentes unidades para que aprendam entre si e troquem inovações, sistemas de gestão e processos.
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Objetivos das companhias
Abrir novos mercados, facilitar processos de fusão, aquisição, instalar e experimentar novas tecnologias e sistemas, aumentar a participação no mercado, desenvolver visão de longo prazo de negócios em paÃses estrangeiros, gerar ideias inovadoras, desenvolver habilidades de liderança e experimentar novas tecnologias.
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Cuidados com o processo de expatriação
Os principais problemas enfrentados por empresas quando decidem ir a mercados internacionais estão relacionados a legislação, contexto polÃtico e econômico. Há também entraves ao enfrentar uma variedade de formas distintas de conduzir negócios e para escolher um profissional de confiança com conhecimentos cruciais sobre a organização.
Pesquisas revelam que apesar das empresas entenderem a necessidade de uma seleção efetiva de polÃticas de treinamento e programas adequados, os critérios usados para selecionar e treinar os executivos expatriados são frequentemente simplistas e rÃgidos.
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Há um processo de seleção utilizado em empresas multinacionais que leva em conta o histórico de sucesso de um executivo em gerir uma campanha especÃfica em um determinado paÃs, o que leva gestores de RH (Recursos Humanos) acreditarem que isso habilita o executivo a desenvolver seu trabalho em qualquer lugar com os mesmos resultados.
Nesse caso, o foco está apenas em aspectos técnicos e não na capacidade de adaptação do indivÃduo. Além disso, há também outros pontos cruciais que devem ser levados em conta, como bem-estar da famÃlia do executivo no novo paÃs e a preparação deles.
Apesar de empresas reconhecerem a importância da adaptação do profissional para o sucesso da expatriação, há uma negligência em relação aos cuidados necessários durante o processo. Leia nosso outro artigo e saiba como planejar a expatriação.
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