Para evitar danos ao mudar de casa sabemos que é necessário preparar um checklist mudança, com um planejamento dos prazos e etapas, preservando a sua mobÃlia.
Existem algumas orientações que podem ajudar, e seguindo as indicações as preocupações diminuem.
30 dias de antecedência: monte o checklist mudança
Cerca de 30 dias antes de realizar o transporte é preciso se organizar, a melhor maneira é com um checklist mudança para não esquecer de nada.
Além disso, esse é o momento de fazer cotações de transportadoras e começar a decidir qual delas prestará o serviço.
25 dias de antecedência: organize os materiais
Quando se opta pelo serviço completo da transportadora, com ela embalando, fornecendo as embalagens e cuidando de tudo, as preocupações e cuidados diminuem.
Muitas vezes as pessoas preferem economizar e optam por elas mesmas fazerem o serviço. Nessa situação, esse é o momento de conferir no checklist mudança, o próximo passo a seguir. A orientação é comprar e organizar os materiais usados para embalar.
Nos supermercados é possÃvel conseguir algumas caixas gratuitamente. Outra opção é comprar todas as embalagens. Será necessário também providenciar fita adesiva, tesoura, caneta para marcação, papel e plástico bolha para proteger objetos.
20 dias de antecedência: decida o que fica
O próximo passo é verificar o que não será levado, para que a decisão seja tomada, é necessário analisar o que não tem mais utilidade.
Uma limpeza no armário ajuda a identificar as roupas que não são mais usadas e podem ser doadas.
A mobÃlia pode não caber na nova casa ou ser mudada, se for o caso colocar os itens à venda ou para doação é o melhor caminho. No dia da mudança, o que não for levado já deve estar fora de casa.
15 dias de antecedência: comece a embalar os pertences
Para que não fique tudo para a última hora, o nosso checklist mudança recomenda que esse processo seja feito com antecedência.
Comece a organizar as caixas com as coisas que menos usa, assim não vai precisar refazer a arrumação.
Na caixa é preciso que haja marcações para saber o que há dentro dela.
Anote qual ambiente pertence, por exemplo, quarto, sala, cozinha etc. É possÃvel detalhar um pouco mais como escrever o conteúdo e até mesmo colocar números indicando a prioridade para desembalar.
A montagem das caixas pode ser feita de forma gradual por alguns dias, até cerca de uns três dias antes da mudança ocorrer.
Leia também: Como evitar problemas com o transporte de móveis na mudança?
10 dias de antecedência: organize os demais assuntos
Esse é o momento de entrar em contato com a operadora de TV, internet, telefone e outros serviços para providenciar a transferência. Bancos, revistas e outras assinaturas devem ser comunicadas do novo endereço e se essa ação estiver no checklist mudança dificilmente será esquecida.
Quando se tem crianças e animais de estimação, é preciso pensar quem pode ficar com eles no dia da mudança para evitar transtornos.
6 dias de antecedência: cuide dos detalhes finais
Objetos de valores como joias, dinheiro e documentos devem ficar em um caixa separada e ser levada no carro para evitar problemas.
Um kit básico com objetos de cozinha e higiene pessoal devem ser separados para serem usados na antiga casa e nos primeiros dias na nova. Eles devem ser poucos, mas o suficiente para suprirem as necessidades.
Se o transporte for realizado para um condomÃnio, coloque no checklist mudança a confirmação de horários. Pode ser que haja restrições, por isso, a programação deve ser feita para respeitar os horários.
1 dia de antecedência: desligue os eletrodomésticos e eletrônicos
Para evitar problemas com os equipamentos eletrônicos, a recomendação é que sejam desligados com antecedência. Tire da tomada antes da mudança para que possam ficar em temperatura ambiente e não tenham problemas.
As geladeiras que precisam descongelar podem ser desligadas um pouco antes para que o gelo derreta e tenham tempo de secar.
Seguindo o checklist mudança no grande dia tudo estará organizado para que a transportadora coloque os pertences no caminhão e leve para a nova residência. Isso fará com que tudo flua de forma tranquila e sem grandes preocupações.
Quer saber um pouco mais sobre como a Metropolitan realiza a mudança residencial? Acesse nossa página sobre o assunto.