A partir do dia primeiro de Junho, se não houver mais nenhum adiantamento, a tolerância na pesagem por eixo volta a ser de 5% e não mais de 7,5%. “É o que estabelece a Resolução 258/07 do Contran que fixa metodologia de aferição de peso de veÃculos, percentuais de tolerância e dá outras providênciasâ€, afirma o engenheiro Rubem de Melo, especialista no assunto.
Rubem de Melo, que ministra cursos sobre o tema, ressalta a importância da distribuição correta da carga respeitando a capacidade técnica de cada eixo para evitar as multas. E resume como o excesso de peso causa problemas para as rodovias e para os veÃculos: ?o que quebra ponte é o excesso no PBT (peso bruto total) e o que estraga o asfalto é o excesso por eixo?, resumiu.
Curso sobre Lei da Balança
Rubem Melo vai ministrar no próximo dia 14 de abril curso sobre o assunto em São Paulo.
O treinamento que faz parte da grade de cursos da Escola de Transportes, tem carga horária de 8 horas. Além da lei da balança, dos pesos máximos permitidos e da pesagem de cargas e multas por excesso de peso, o especialista vai mostrar no curso as novas configurações permitidas pela legislação trânsito para transporte de cargas, orientando sobre o melhor uso de cada uma delas, de acordo com o tipo de carga, tonelagem, distância de transporte, etc. Rubem de Melo aborda, ainda, no curso os requisitos para elaboração do projeto e obtenção de AET para cvc?s do tipo rodotrem e treminhão.