O içamento de móveis é a melhor opção para quem precisa transportar objetos de grande porte em estruturas verticais como apartamentos, sobrados e outras edificações. É um serviço muito recorrente quando as peças a serem realocadas não passam em determinados lugares como portas, escadas ou mesmo extrapolam a capacidade dos elevadores condominiais.
Visto que esse procedimento é um tanto complexo, te contaremos a seguir, tudo o que você precisa saber antes de contratar uma empresa responsável pelo içamento de móveis durante a sua mudança.
Como é feito o içamento de móveis?
Posto que esse procedimento é considerado perigoso, primeiro, é necessário contratar uma empresa especializada que tenha autorização para atuar no segmento.
Depois, todo o processo de içamento de móveis exige muita técnica dos profissionais para amarração e movimentação das cargas, além do isolamento da área e o uso de acessórios adequados como os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s).
O processo costuma ser feito por meio de uma mini-grua com o auxílio de contrapesos, sempre de acordo com cada medida e proporção dos objetos. Estes, por fim, são colocados no apartamento pelas janelas ou varanda.
Além das técnicas manuais, o içamento de móveis pode ser feito também com equipamentos elétricos como guinchos ou plataformas elevatórias. Embora seja mais prático e exija menos esforço da mão de obra, tal mecanismo influencia no valor final do serviço. Portanto, é sempre bom fazer um orçamento personalizado para melhor atender às suas necessidades.
Janelas: o que fazer com as redes de proteção
As equipes de içamento se encarregam de remover as redes de proteção e recolocá-las no mesmo dia após o término da mudança. Eles devem preservar a integridade das telas, sem cortá-las ou rasgá-las, a fim de devolver no mesmo estado em que encontrou. Ainda assim, é importante que o cliente veja com um especialista se as condições do material e a instalação garantem a segurança dos moradores.
Entretanto, o mais indicado é que o cliente chame uma empresa especializada para retirar as telas de proteção antes mesmo da chegada da mudança, e faça a reinstalação logo após o fim do processo.
O que pode ser içado?
Depende muito dos critérios de cada empresa, pois existem diferentes limites de segurança baseados na inspeção dos cabos, cordas e outros aparatos de elevação que determinam qual é a capacidade máxima. Mas, de modo geral, muitos os tipos de objetos podem ser içados.
Peças como eletrodomésticos, máquinas, instrumentos (pianos, por exemplo) e itens de decoração estão entre as mais comuns desse transporte. Já os tampos de mármore e vidro precisam de uma atenção especial. Assim, o recomendado é fazer uso de embalagens apropriadas para cada ocasião.
Vale lembrar que os objetos maiores e mais delicados (que exigem embalagem específica) custam mais caros na hora de fechar o orçamento. Tudo é calculado com base nas proporções e grau de dificuldade para subir ou descer a cada peça.
Confira as regras do condomínio
Procure entender as regras do condomínio e faça um agendamento prévio para, então, evitar problemas na hora de realizar a mudança e o içamento de móveis. De modo geral, as administrações prediais costumam exigir alguns documentos específicos da empresa contratada e termos de responsabilidade do contratante, além da presença do corpo de bombeiros para acompanhar a tarefa.
Fique atento aos detalhes para que nada comprometa a sua mudança ou proporcione maiores prejuízos.
Conheça a Metropolitan
Somos uma empresa especializada em mudanças tanto domésticas quanto comerciais e internacionais. Há mais de 50 anos somos reconhecidos pela qualidade no atendimento direto aos nossos clientes e na prestação de serviços e logística.
Por isso, antes de fechar qualquer negócio, faça o seu orçamento na Metropolitan e saiba mais sobre as nossas soluções.